POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA QUE RESGATOU PRESOS DA DELEGACIA DE SANTA MARIA DO PARÁ
A Polícia Civil capturou a quadrilha responsável por resgatar dois presos de Justiça que estavam recolhidos na carceragem da Delegacia de Santa Maria do Pará, região nordeste do Estado. Com os presos, uma pistola de calibre .40, levada da unidade policial no dia do resgate, foi apreendida. O bando, que é formado por quatro homens e três mulheres, foi capturado no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. A quadrilha atua também nas modalidades de roubos a residências e em resgate de presidiários em casas penais.
A operação policial foi coordenada pelos delegados Luís Xavier e Augusto Damasceno, e contou com 20 policiais civis que atuam na Superintendência Regional da Zona do Salgado, na Seccional de Jaderlândia em Castanhal, da Seccional de Santa Izabel do Pará, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal e Seccional do Paar em Ananindeua.
![]() |
PRESOS |
Conforme o delegado, o trabalho policial, que levou à captura do bando, teve início no último dia 20, quando a operação, denominada "Resgate", foi deslanchada para localizar e prender a quadrilha.
As investigações mostraram que o bando resgatou, em 24 de agosto deste ano, dois presos de Justiça que estavam na carceragem da Delegacia de Santa Maria do Pará. Cerca de seis homens armados foram responsáveis pelo resgate. Na ocasião, outros presos fugiram. Durante a ação criminosa, a quadrilha roubou duas pistolas de calibre .40 e uma espingarda de calibre 12. "Com as investigações, todos os envolvidos no crime foram identificados e tiveram solicitadas junto à Justiça de Santa Maria do Pará as prisões preventivas que foram expedidas", detalhou o delegado.
![]() |
TIAGO FOI FLAGRADO COM ARMA ROUBADA |
Outros quatro integrantes do bando estão sendo procurados.
Conforme Augusto Damasceno, os envolvidos no resgate são todos do bairro do Curuçambá, em Ananindeua. Com os mandados de prisão, os policiais civis seguiram em direção ao bairro para localizar o bando. Durante as buscas, os policiais civis prenderam em flagrante Tiago Andrade de Souza, um dos presos de Justiça resgatados da Delegacia. Com ele, uma das pistolas roubadas durante o resgate e um carro tipo Celta roubado no município de São Caetano de Odivelas foram encontrados. O veículo já estava com a placa clonada. Tiago já foi resgatado, por outras três vezes, pela mesma quadrilha.
Também foram presos, na operação, Antônio Tiasson Chaves Alves, Patrícia Modesto Barros, Jéssica Aline da Silva Gomes e Daniele Cabral dos Santos, acusados de envolvimento em diversas ocorrências de roubos a residências e também com participação no resgate dos presos em Santa Maria do Pará.
![]() |
QUADRILHA PRESA COM OBJETOS APREENDIDOS |
Das três mulheres presos, duas atuam no apoio logístico da quadrilha. Patrícia era a dona da casa usada para esconder armas e objetos roubados pela quadrilha. Já Jéssica tinha participação ativa nos roubos e resgate de presos.
O delegado Augusto Damasceno explica que outros dois integrantes da mesma quadrilha já estavam presos. Valber Wallacy Silva Alves, que já responde a diversos processos criminais pelo cometimento de homicídios, e Yago Raifison, apontado como o responsável por organizar os resgates dos presos. Segundo o delegado, ao ser preso, Walber Wallacy foi flagrado com a munição de uma das armas roubadas da Delegacia de Santa Maria do Pará. Os presos foram recolhidos no presídio de segurança máxima do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará (CRPP), no distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará. Já as mulheres foram levadas ao Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua.
Comentários