POLÍCIA CIVIL PRIORIZA ATENDIMENTOS A IDOSOS EM AÇÕES DE CIDADANIA NO ESTADO DO PARÁ
A Polícia Civil, por meio das ações de cidadania para emissão de documentos de idetidade, prioriza o atendimento aos idosos como forma de lhes garantir o acesso a diversos benefícios, como serviços de saúde e aposentadoria. No Dia do Idoso, celebrado nesta terça-feira, 1º, dados de emissões de carteiras de identidade, durante mutirões realizados no nordeste do Estado, mostram a atenção especial dada ao público idoso.
Na semana passada, durante o mutirão para emitir documentos, realizado em Abaetetuba, nordeste do Estado, 179 idosos foram atendidos em cinco dias de mutirão.
Entre os atendidos esteve a senhora Raimunda Lopes Ferreira, de 100 anos de idade, que obteve o documento ao buscar atendimento na sede da Escola Estadual Benvinda Pontes.
Já o idoso Manelau Luiz dos Santos, que também é deficiente físico, foi atendido em casa, por uma equipe que foi até a casa dele, para emitir a documentação. Mas o trabalho promovido pela Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), da Polícia Civil, em parceria com a Assessoria de Comunicação (ASCOM), sob determinação do delegado-geral, Rilmar Firmino, não se limita aos idosos.
AÇÃO DE CIDADANIA |
O ribeirinho de 38 anos de idade, Moisés da Silva, jamais havia obtido uma carteira de identidade. Ele aproveitou a passagem do mutirão na cidade para tirar a primeira via do documento. Na semana anterior, Igarapé-Miri, cidade próximo a Abaetetuba, recebeu o mutirão, onde mais de mil documentos foram emitidos. Os cidadãos que procuraram o local para obter o documento de identidade tiveram apenas de apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento ou ainda de Divórcio originais; duas fotos tipo 3 por 4 recentes, de fundo branco e sem sombra, e ainda qualquer documento, como conta de luz, água ou telefone, para comprovante de residência.
A prioridade nos atendimentos foi dada aos idosos e deficientes.
A programação é uma continuação das ações já realizadas, desde junho deste ano, no nordeste paraense, quando mais de duas mil carteiras de identidade foram emitidas em mutirão realizado nas cidades de Paragominas, Capanema, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Ourém e Bragança. Em Abaetetuba, o serviço de emissão de documentos possibilitou que pessoas diversas, desde jovens até idosos, obtivessem documentos novos e muitos até o primeiro documento. Para a delegada Marlise Tourão, que coordenou o mutirão, a ação da Polícia Civil foi mais uma atividade em favor da cidadania. O mutirão será estendido para outras cidades do interior do Estado.
Comentários