SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ LANÇA PROJETO PILOTO DO PROGRAMA DE REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deu início, no dia de ontem, 30, ao Projeto Piloto 2013 do Programa de Redução da Criminalidade, durante uma cerimônia realizada no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Belém. O evento foi aberto com a apresentação do projeto piloto, realizada pelo tenente coronel BM Luiz Fernando Cajango, diretor do Núcleo de Gestão por Resultados da Segup.
O oficial falou para uma plateia que reuniu os gestores do Sistema de Segurança Pública do Pará, delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar.
ENCONTRO |
O Projeto Piloto 2013 do Programa de Redução da Criminalidade (PREC/PP-2013) visa estabelecer e regular o modelo de gerenciamento para a redução da criminalidade na Região Metropolitana de Belém (RMB), a ser operacionalizado pelas instituições diretamente envolvidas no programa (Segup, Polícia Militar e Polícia Civil). O PREC/PP-2013 abrange as 1ª e 2ª Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).
O programa cria as coordenadorias colegiadas das RISPs e AISPs, formadas por um representante da PM e da PC, e se baseia em metas de redução de crimes (Indicadores de Criminalidade) previamente fixadas e estabelecidas para cada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), com responsabilidade compartilhada pelas Polícias Militar e Civil, por meio das coordenadorias colegiadas.
“O programa permite uma maior integração e sinergia entre as forças policiais, uma vez que as metas são relativas aos crimes e não para as forças policiais de segurança individualmente”, explicou o tenente coronel Cajango.
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ, LUIZ FERNANDES ROCHA |
Segundo ele, “cada coordenadoria colegiada das AISPs vai elaborar, semanalmente, os planos operacionais de suas respectivas áreas e a metas serão acompanhadas diariamente. Este permanente monitoramento permitirá o desenvolvimento de ações que possam manter as metas definidas em níveis desejáveis, favorecendo, desta forma, o alcance dos objetivos estabelecidos”, acrescentou o oficial.
Durante a solenidade de lançamento do projeto, foram assinados a Portaria número 059/2013, que institui e regulamenta o Projeto Piloto 2013, do Programa de Redução da Criminalidade e o seu Acordo de Resultados, com a pactuação de metas para a redução da criminalidade.
O Acordo de Resultados foi assinado pelos titulares da Segup, PM e PC e vai vigorar de 30 de setembro até 31 de dezembro de 2013, conforme o calendário de atividades que serão desenvolvidas.
Integram o Comitê Gestor do Programa o titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha; secretário adjunto de Gestão Operacional, da Segup, coronel PM Mário Solano; secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, delegado de PC Cláudio Galeno; comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Daniel Borges Mendes; delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino de Sousa.
Comentários