POLÍCIA MILITAR VAI MOBILIZAR SEIS MIL HOMENS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado em todo o país nos próximos sábado, 26, e domingo, 27, contará com um forte esquema de segurança envolvendo os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública. Somente a Polícia Militar mobilizará, nos dois dias, mais de seis mil homens, além de contar com o apoio de cerca de 400 viaturas, entre motos e carros. Em cada turno (manhã e tarde) serão mobilizados 1.517 policiais. Este ano, o efetivo destacado para garantir a tranquilidade do evento é quase 30% maior do que o do ano passado.
No Pará, cerca de 330 mil estudantes se inscreveram para realizar o exame. Destes, mais de 100 mil são provenientes da rede pública estadual.
POLICIAMENTO REFORÇADO |
O trabalho, que envolverá os Comandos da Capital (CPC), da Região Metropolitana (CPRM), de Policiamento Especial (CPE) e de Missões Especiais (CME), será posto em prática nos 71 municípios paraenses onde as provas serão realizadas. Belém concentra o maior número de locais de provas: serão 136 escolas. Em todo o Estado, mais de 750 estabelecimentos de ensino receberão os estudantes para o exame.
Segundo o subcomandante de Missões Especiais, tenente coronel Simão Salim Júnior, responsável pela coordenação operacional da ação, nos dois de dias de prova o efetivo será distribuído de acordo com o grau de risco de cada área e terá uma atuação ampla. “Estamos trabalhando com várias possibilidades, desde manifestações e interferências no trânsito, que podem dificultar a chegada dos estudantes aos locais, até os excessos de sons nos arredores das escolas, que também podem atrapalhar. O objetivo é criar um ambiente seguro, calmo e sem interferência para que o aluno possa realizar a sua prova”, informou.
TENENTE CORONEL SIMÃO SALIM |
Nos dias de prova a Polícia Militar também atuará na escolta dos malotes de provas até as escolas. “A partir das 6h começam a ser entregues os malotes”, informou o tenente coronel Salim Junior. As provas chegaram à Belém no final de agosto e permaneceram guardadas em um quartel do Exército. Em setembro começou a distribuição dos malotes pelos municípios polo do Estado. Nos locais em que foi utilizado transporte rodoviário para a distribuição das provas, a Polícia Militar também fez a escolta dos veículos do Correios, responsável pela entrega.
Em virtude do horário de verão que entrou em vigor no último domingo, 20, no Pará, os estudantes devem atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões, diferente do horário de Brasília, que é utilizado como referência no território nacional. No Estado, a prova será aplicada pontualmente às 12 horas (horário local) e os portões das escolas serão abertos às 11h. Os alunos poderão sair sem a prova a partir das 14h, e com a prova às 16h do sábado e às 17h do domingo. A avaliação termina às 16h30 no sábado e às 17h30 no domingo.
Comentários