GOVERNO DO PARÁ REPUBLICA RESULTADO DA PROVA ORAL DO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

Em atendimento a decisões da 1ª e da 3ª Varas de Fazenda de Belém, a Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), republicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 17, o resultado provisório da Prova Oral do Concurso Público da Polícia Civil. A prova corresponde à penúltima subfase da primeira etapa da seleção e vale dez pontos. De acordo com a orientação judicial, a Uepa recalculou a pontuação atribuída aos candidatos, divulgada no dia 29 de novembro, considerando agora dois pontos, no máximo, para cada um dos critérios de avaliação da prova oral. 

São eles: domínio do conteúdo, onde foi verificado o conhecimento da área do direito; segurança, no qual o candidato teve que mostrar autoridade naquilo que estava defendendo; capacidade de argumentação e síntese, que serão utilizadas nas atividades de caráter investigatório e apuratório; fluência verbal, necessária para a comunicação oral explícita e compreensiva do futuro profissional; e emprego correto do padrão culto da língua portuguesa. Foram aprovados 438 candidatos, divididos entre os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. 


A despeito da mudança, nenhum deles alterou sua situação de ‘aprovado’ para ‘eliminado’. Ainda de acordo com as decisões dos juízes Francisco Daniel Brandão Alcântara (1ª Vara) e Cláudio Hernanes Silva Lima (3ª Vara) será permitido ao candidato requerer cópias da ficha de avaliação da prova oral e da avaliação de cada um dos membros da banca examinadora. O cronograma da seleção também foi alterado. Agora, os candidatos poderão solicitar esclarecimentos técnicos quanto ao resultado provisório no dia 18 de dezembro e interpor recursos no período de 20 a 23 do mesmo mês, no protocolo da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da UEPA (Rua do Una, 156 – Telégrafo), no horário de 8 às 14h, em envelope lacrado, devidamente assinado, encaminhado à Comissão do concurso. 

A próxima etapa é a Investigação Criminal e Social, de responsabilidade da Polícia Civil do Pará. Será disponibilizada no endereço eletrônico paginas.uepa.br/concursos, uma Ficha de Informações Confidenciais para fins da investigação criminal e social, que deve ser preenchida e anexada aos documentos solicitados. Os candidatos devem entregar a documentação específica nos dias 23 e 24 de janeiro, no Protocolo da DAA. O resultado do recurso e o resultado final da 1ª etapa do concurso serão divulgados no dia 7 de fevereiro de 2014. O resultado da Prova Oral também está publicado no endereço http://paginas.uepa.br/concursos, onde os candidatos podem fazer o acompanhamento individual da seleção.  
ETAPAS A Prova Oral foi realizada entre 4 e 8 de novembro, em Belém. Os candidatos tiveram que responder às perguntas da banca examinadora sobre direito penal, processual penal, direito administrativo e constitucional. Não foi permitido o uso de nenhum tipo de consulta durante a realização da prova. Foi considerado aprovado o candidato que alcançou, no mínimo, a nota 7 (sete) na pontuação total desta avaliação. A seleção para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista é realizada em duas etapas, ambas de caráter eliminatório. 

A primeira etapa, realizada sob a responsabilidade da Uepa, abrangeu seis subfases: Prova Objetiva; Prova de Capacitação Física; Exames Médicos; Exame Psicológico; Prova Oral; e ainda a Investigação Criminal e Social, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Polícia Civil do Pará. A Prova Objetiva de múltipla escolha foi realizada nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. As demais subfases da primeira etapa foram realizadas na capital do Estado. A segunda etapa corresponde ao Curso Técnico Profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Polícia Civil do Estado do Pará, a ser realizado e ministrado pela Academia de Polícia Civil/IESP, em suas instalações no município de Marituba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"