POLÍCIA MILITAR GANHA PRIMEIRO NÚCLEO EM OPERAÇÕES ESPECIAIS NO INTERIOR DO ESTADO EM MARABÁ

O município de Marabá, sudeste paraense, será contemplado com o Núcleo de Operações Especiais da Polícia Militar, o primeiro do tipo implantado no interior do estado. Fruto de um investimento que gira em torno de R$ 1,4 milhões, a obra tem como objetivo atender de uma forma mais eficiente e descentralizada ocorrências específicas da região do Tocantins. O prédio abrigará profissionais do Batalhão de Choque, Grupamento Tático, Companhia de Operações Especiais, Cavalaria e terá capacidade para receber um efetivo de aproximadamente cem homens. Localizado ao lado do 4º Batalhão de Polícia Militar de Marabá, quilômetro 19 da rodovia Transamazônica, o Núcleo conta com gestão da Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop) e possui cerca de 1.300 metros quadrados de área construída em fase conclusiva. 

OBRA EM ANDAMENTO
O núcleo terá cinco alojamentos, uma academia de ginástica, dez banheiros, salão de jogos, sala de comando, sala de subcomando, setores administrativos, recepção, uma sala de munição letal e outra de munição química, amplo estacionamento, refeitório, copa, cozinha e almoxarifado. Nesta etapa, a empresa de engenharia Atitude Construtora Ltda trabalha na finalização das instalações elétricas e hidráulicas do prédio e sinaliza conclusão para este primeiro semestre de 2014. Segundo o coronel Silveira, comandante Regional da Polícia Militar, a implantação do núcleo terá o papel de descentralizar ações de atuações específicas da PM no sul e sudeste do Pará. “Em Belém fica concentrado o Comando de Missões Especiais (CME), composto pelo Comando de Operações Especiais (COE), o Batalhão de Choque, o Batalhão Tático, o Canil, a Cavalaria e a Companhia Fluvial. Com este núcleo, traremos essas especialidades para as duas regiões, reduzindo o tempo resposta de atendimento à sociedade”, explica. 

CORONEL SILVEIRA
O coronel Silveira conta, ainda, que o núcleo fará atendimentos importantes em outras cidades, a exemplo de Redenção e Tucuruí, e especifica as principais ações que passarão a atender. “A PM do Pará estará melhor preparada para atender essas cidades, enfrentando demandas relacionadas a reintegrações de posse, assaltos a banco e outras situações que causem grandes tensões sociais”, reitera. Atualmente, o 4º Batalhão da PM em Marabá recebe 121 alunos para o Curso de Formação de Soldados (CFSD) e a expectativa dos futuros policiais, que futuramente pretendem ingressar num grupo especial, é grande em relação à implantação do núcleo. 

Foi o que relatou o futuro soldado Emerson Fonseca, 27, do Pelotão Charlie, polo Marabá. “A implantação desse núcleo na região do Tocantins vai possibilitar o aumento do efetivo de policiais qualificados para crimes mais críticos, como os relacionados às questões fundiárias. Futuramente, a maioria de nós (alunos) vislumbra poder ingressar no comando militar especial e quem sabe poder prestar um serviço de segurança pública mais qualificada à sociedade”, declara. Para João Marques, 50, que atua há dezoito anos como operário da construção civil, a edificação do núcleo também representa um aumento importante na geração de novos postos de trabalho na região. “Além de melhorar a segurança da nossa cidade, uma obra como essa ajuda a reduzir a criminalidade e melhora a nossa vida, pois traz mais empregos pra gente”, conta. 

Dados da Obra: 

Início: agosto de 2012. Andamento: 80%. Previsão de conclusão: primeiro semestre de 2014. Valor global: R$ 1.400.039,40. Empresa responsável: Atitude Construtora Ltda. Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop). Secretaria beneficiada: Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Órgão beneficiado: Polícia Militar do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"