GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INAUGURA NOVA UNIDADE INTEGRADA NO BAIRRO DO GUAMÁ

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulga, nesta quarta-feira, 6, às 10 horas, o balanço final da Operação Verão na Paz 2014, durante coletiva à imprensa, no auditório da nova Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro do Guamá, na rua do Tucunduba, próximo ao Campus 3 da Universidade Federal do Pará, em Belém. Logo após a apresentação dos números do veraneio, o governo do Estado fará a inauguração oficial dos novos serviços da UIPP do Guamá. 

Nova UIPP Guamá
NOVA UIPP DO GUAMÁ
O titular da Segup, secretário Luiz Fernandes Rocha, estará à frente do evento, que terá ainda a presença dos dirigentes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, instituições que participaram diretamente das ações desenvolvidas ao longo da Operação Verão: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Superintendência do Sistema Penitenciário, Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Centro Integrado de Operações (Ciop) e Grupamento Aéreo e Grupamento Fluvial de Segurança Pública. 

O secretário adjunto Operacional da Segup, coronel Mário Solano, apresentará os números da Operação Verão na Paz, que promoveu diversas ações preventivas, ostensivas, de resgate e fiscalização durante o período do veraneio, na capital, municípios da Região Metropolitana e interior do Estado, com destaque para as cidades paraenses que registram um grande fluxo de visitantes no período das férias escolares. 

A operação foi realizada em parceria com várias instituições: Programa Pro Paz, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Belém, Guarda Municipal de Ananindeua, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), prefeituras municipais e conselhos comunitários de Segurança Pública (Consegs). 


UIPP A nova UIPP do Guamá vai oferecer diversos serviços da área de segurança pública, integrando, no mesmo espaço físico, as atividades e os serviços das polícias Militar e Civil, com o apoio de equipes do Pro Paz, um Núcleo de Mediação de Conflitos e assistência social à comunidade. Na nova unidade, serão promovidos cursos profissionalizantes para a comunidade local, sob a coordenação geral do Programa Pro Paz. Em princípio, serão oferecidos dois cursos: Auxiliar Administrativo e Operador de Caixa. 

Também haverá atividades recreativas e oficinas para o público jovem e a terceira idade, por meio de convênios que deverão ser realizados com o Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação. Outro serviço oferecido será a emissão de carteira de identidade pela Polícia Civil. A unidade também conta com alojamentos para os policiais, salas para delegados, investigadores, escrivães, policiais militares, sala de monitoramento, cozinha, refeitório e estacionamento. 

Cerca de 1,5 milhões foram investidos, pelo governo do Estado, na construção e na compra de equipamentos para a unidade. A UIPP funcionará com a lógica da polícia comunitária, valorizando a prevenção de crimes e a identificação e resolução de problemas. O projeto visa fortalecer os laços com a comunidade, resgatando a confiança social e buscando a redução da violência e da criminalidade, favorecendo o processo de inclusão social e de difusão da cultura de paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"