MUNICÍPIO DE MAGALHÃES BARATA GANHA NOVA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL

Os moradores do município de Magalhães Barata, nordeste do Pará, dispõem agora de uma nova delegacia da Polícia Civil. O prédio, totalmente reformado, foi entregue na manhã desta terça-feira, 5, em uma cerimônia que contou com a presença da delegada geral adjunta da Polícia Civil do Pará, Christiane Ferreira, e diversas autoridades locais. Orçado em R$ 148.305, 13, o novo espaço dispõe de sala para delegado, sala de para escrivão, alojamento, copa, dois banheiros e uma sala de custódia. Além da estrutura física, a delegacia, localizada no centro da cidade, também contará com sete profissionais especializados para prestar atendimento à população. 


Entre eles, uma assistente social e um delegado exclusivo para atuar no gerenciamento da unidade policial. “Quando nós entregamos uma unidade, nós não entregamos apenas um prédio reformado, mas uma forma nova de trabalho. Apesar de não ser uma unidade de policiamento integrada, essa delegacia vem com todo o viés do atendimento integrado e multidisciplinar. E um exemplo é a presença de uma assistente social, cedida pela prefeitura do município, que vai atuar de forma conjunta com as policias civil e militar. 

DELEGADA-GERAL ADJUNTA FALA DURANTE INAUGURAÇÃO
O objetivo é aproximar cada vez mais o Sistema de Segurança Pública e a comunidade”, afirmou Christiane Ferreira. Recém-empossado no último concurso da Polícia Civil realizado pelo governo do Estado, o delegado Alexandre Lopes, 28 anos, assume a nova unidade com responsabilidade de reestruturar o trabalho da Policia Civil em Magalhães Barata. “Apesar do desafio, eu me sinto muito preparado e sei que esse trabalho só funciona, porque é feito de forma integrada entre sistema de segurança e comunidade. Por isso, acreditamos que com essa melhor estrutura, nós possamos fazer um trabalho muito mais próximo com a comunidade e dar uma resposta muito mais imediata a criminalidade”. 

Morador de uma agrovila do município, o aposentado Américo Paixão, 78 anos, aprovou a estrutura do novo prédio e disse que a reforma da unidade policial era um pedido antigo da população. “Há quase dez anos que eu não via uma reforma ou ampliação nessa delegacia. O prédio já estava sem nenhuma condição de atendimento, por isso, quando soube da inauguração, quis conferir pessoalmente. E agora, posso dizer que me sinto mais seguro ao saber que a nossa cidade vai ter uma delegacia que funcione de fato”, ressaltou o aposentado. 




Para o major PM Rodrigues, responsável pelo comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, a entrega da nova delegacia com um delegado exclusivo para o município vai agilizar o trabalho da segurança pública na área. “A ausência de delegado sempre foi um problema muito grande no policiamento de Magalhães Barata. Mas, graças a essa política de interiorização do Sistema de Segurança, que vem lotando um delegado especifico para cada município paraense, a realidade agora é outra. Por isso, tenho certeza que, não apenas por conta da nova delegacia, mas principalmente devido à descentralização da Polícia Civil, o trabalho integrado dos órgãos de segurança será muito mais atuante”, garantiu o policial. 

Com a entrega da nova unidade, o Sistema de Segurança Pública do Estado já soma cerca de 50 delegacias reformadas em menos de quatro anos. Segundo a delegada geral adjunta, outras cerca de 80 unidades estão sendo construídas em todo o Pará. “E isso é um processo que não tem fim. Uma das preocupações do Sistema de Segurança do Estado é exatamente essa, fazer com que as unidades de polícia sempre tenham condições satisfatórias de atendimento. O que demonstra que construções e reformas vão ser sempre necessárias”, destacou Christiane Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"