POLÍCIA CIVIL PROMOVE EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA NACIONAL DO PAPILOSCOPISTA

Os desafios da profissão de papiloscopista policial civil serão debatidos, nesta sexta-feira, 5, durante um evento elusivo ao Dia Nacional do Papiloscopista, que será realizado no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. Com palestras e homenagens aos profissionais da área, a programação é promovida pela Associação dos Papiloscopistas Policiais Civis do Pará (Asppepa). Responsável pela identificação humana por meio das chamadas "papilas dérmicas" existentes nas palmas das mãos e na sola dos pés, o papiloscopista é o policial civil que atua em perícias e emissão de laudos papiloscópicos, coleta e arquivamento de impressões digitais, pesquisas científicas, produção de prontuários criminais e documentos de identificação.

Entre os serviços prestados por papiloscopistas um dos mais conhecidos é o chamado retrato-falado. Por meio de recursos técnicos, esse profissional é capaz de confeccionar imagens do rosto de pessoas suspeitas de envolvimento em crimes com base no relato de uma testemunha. O retrato falado é um serviço que auxilia os delegados e investigadores de Polícia na apuração de crimes, já que o retrato falado poderá ser usado no reconhecimento do suspeito por outras pessoas. 

Outro serviço conhecido realizado por papiloscopistas é a emissão de documentos de identificação de pessoas, como a carteira de identidade, prontuários com fichamento criminal, atestados de antecedentes criminais e laudos periciais. Só no ano passado, mais de 460 mil carteiras de identidade foram emitidas no Pará. O Estado é o décimo que mais emite o documento no Brasil. Ainda, em 2015, mais de 18,6 mil fichamentos criminais foram efetuados no Pará. 

EVENTO As palestras iniciam às 9h40 com a delegada da Polícia Civil do Pará, Ione Coelho, abordando o tema "Cadeia de Custódia". Em seguida, será a vez do papiloscopista José Carlos Silveira a falar sobre Perícias Iconográficas. A papiloscopista Célia Cordeiro vai abordar o tema "Perícias Papiloscópicas". Em seguida, o técnico em Informática André Carvalho, da Divisão de Desenvolvimentos de Sistemas da Diretoria de Informática da Polícia Civil, vai tratar do Projeto de Tecnologia da Informação referente ao sistema de fichamento biométrico, laudos e informações online. Ao final da manhã, 36 papiloscopistas, entre os quais, seis ex-presidentes da Asppepa e um promotor de Justiça, ex-papiloscopista, serão homenageados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"