SEGURANÇA PÚBLICA VAI CONTAR COM REFORÇOS DURANTE O FERIADO PROLONGADO DE CARNAVAL
COLETIVA DE IMPRENSA NA SEGUP |
Assegurar tranquilidade aos foliões e à população em geral é objetivo das ações anunciadas para os dias de festa.
Durante o Carnaval, serão mobilizados 4.609 policiais militares em todo o Estado. Em Belém atuarão 766 agentes, com o uso de 112 viaturas e 31 motocicletas. Nas demais cidades da Região Metropolitana o efetivo será de 1.008 policiais, que utilizarão 131 viaturas e 45 motos. O objetivo é manter as operações de prevenção e fiscalização em espaços de lazer e pontos turísticos, como Estação das Docas, Basílica Santuário de Nazaré, Mangal das Garças, Portal da Amazônia e Ver-o-Peso, que terão atenção redobrada nos dias de folia. De forma integrada, o trabalho visa prevenir crimes em operações como “Lei Seca”, “Estradas” e “Guarda-Vidas”.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou, na manhã desta quarta-feira (3), em coletiva à imprensa, as ações da Operação Carnaval 2016. Na sede da Secretaria, os dirigentes dos órgãos do Sistema de Segurança apresentaram os detalhes do plano operacional, que começa a ser executado na próxima sexta-feira (5) e prossegue até 11 de fevereiro. Serão mobilizados cerca de 8 mil agentes de segurança, entre policiais militares, agentes de trânsito e bombeiros militares. Por conta do grande fluxo de pessoas para o interior do Estado, a operação será concentrada em cidades como Bragança, Castanhal, Cametá, Vigia de Nazaré, Tucuruí, Marabá, Conceição do Araguaia, Curuçá e Salinópolis, e ainda nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, em Belém, e Marudá, em Marapanim.
O titular da Segup, Jeannot Jansen, lembrou que o Carnaval "é um momento de descontração dos cidadãos. No entanto, em alguns casos favorece o consumo de drogas ilícitas e a extrapolação de ingestão de bebidas alcoólicas", ressaltou secretário, acrescentando que “o uso dessas substâncias é crime, é sempre bom lembrar. As experiências mostradas pelos dados estatísticos da Segup atestam que a combinação de álcool e direção resulta em acidentes e mortes”. No período do Carnaval 2015 foram registrados 64 casos de lesões em acidentes de trânsito, 79 condutores dirigindo sob efeito de álcool e 76 pessoas presas devido ao tráfico de drogas.
JORNADA Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional, coronel Hilton Benigno, o emprego do efetivo na Operação Carnaval deste ano foi possível devido à jornada extraordinária de trabalho. Ele explicou que o governo do Estado gratifica os agentes de segurança pelos serviços prestados nos horários de folga. “Com isso, aumentamos o efetivo e a permanência do aparato policial e de socorristas do Corpo de Bombeiros, por exemplo, em pontos estratégicos, como a BR-316 e a Avenida Independência. Nessa época, esses locais têm grande fluxo de pessoas a caminho de cidades do interior do Estado”, explicou.
O chefe do Departamento Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Sérgio Alonso, informou que os militares farão rondas permanentes em toda a Região Metropolitana. “É importante que as famílias que vão viajar estabeleçam medidas de prevenção para evitar os furtos nas residências. Os vizinhos podem montar uma rede de comunicação, através de mensagens e contato por telefone. O intuito é estabelecer uma troca de informações, caso o morador que permaneça na cidade perceba alguma pessoa ou situação suspeita”, disse Sérgio Alonso.
REFORÇO Em seu planejamento, a Polícia Civil apresentou o reforço de 148 servidores, entre delegados, escrivães, investigadores, peritos, motoristas policiais, papiloscopistas e técnicos em informática. Esse efetivo vai se somar aos policiais civis que trabalharão nas delegacias durante o feriado prolongado. As unidades policiais em 26 localidades, entre municípios e distritos municipais, também serão reforçadas. O distrito de Mosqueiro, na RMB, e o município de Salinópolis, no nordeste paraense, são os locais mais procurados pelos foliões, registrando um intenso fluxo de veículos.
Para evitar excesso de velocidade e acidentes nas estradas, três radares portáteis serão utilizados nos principais acessos aos dois locais. Um será operacionalizado na PA-391 (estrada de acesso a Mosqueiro), e os demais nas rodovias PA-124 e PA-444, que levam, respectivamente, às praias do Maçarico e Atalaia,em Salinas.
SECRETÁRIO JEANNOT JANSEN |
Essa é uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), que atuará na operação com 200 agentes de fiscalização, 50 carros e 40 motocicletas. O Corpo de Bombeiros escalou 577 homens, entre os quais bombeiros socorristas, que realizarão serviços de atendimento pré-hospitalar, com a utilização de viaturas de resgate na Operação Estradas e Barreiras em várias cidades, como Santa Maria do Pará, Nova Timboteua, Santa Luzia do Pará, Salinópolis e Vigia de Nazaré.
O Centro Integrado de Operações (Ciop) mobilizará 126 agentes, para reforçar o serviço de atendimento das chamadas de urgência e emergência. Já no interior mais 10 militares vão trabalhar no Centro de Atendimento e Despacho (CAD), auxiliando no atendimento, despacho e vídeomonitoramento de Salinópolis.
O Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" contará com 17 servidores, entre auxiliares técnicos de perícia, auxiliares, técnicos de enfermagem e médicos para necropsia. Em Salinópolis, Cametá, Vigia e no distrito de Mosqueiro haverá reforço com peritos criminais e médicos legistas. As equipes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), formada por 50 servidores, utilizarão sete aeronaves em sobrevoos na Região Metropolitana de Belém e em balneários de Altamira, Soure, Redenção e Santarém.
Também serão monitoradas as rodovias estaduais e federais, enquanto o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) atuará com sete embarcações e 35 agentes, executando ações de patrulhamento fluvial e salvamento aquático, tanto na RMB como nas praias de Salinas, Vigia e Salvaterra. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) manterá plantões para reforçar o esquema de segurança de todas as unidades prisionais, como os Complexos Penitenciários de Marituba e Santa Izabel do Pará. Também haverá rodízio de detentos provisórios em casas penais localizadas em municípios que tenham balneários.
Fonte: Carla Moura - Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.
Comentários