PRESOS ACUSADOS DE MORTE E DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM SANTA LUZIA
A Polícia Civil de Santa Luzia do Pará, nordeste do Estado, prendeu, nos últimos dias, três homens acusados da autoria dos crimes de homicídio e de tentativa de homicídio, no município. Um deles, Cleiton Ferreira do Carmo, de 24 anos, foi preso em flagrante sob acusação de matar José da Silva Gomes. O crime teria sido motivado por questões passionais. O acusado tinha um relacionamento extra-conjugal com a companheira da vítima. Os outros dois presos, José Desmaclin Ferreira de Souza, 30 anos, de apelido “Careca”, e Antônio Ronaldo Rocha dos Reis, 28, tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça, pela autoria da tentativa de homicídio contra o idoso e deficiente físico José Maria de Oliveira.
CLEITON DO CARMO |
No primeiro caso, o delegado Alexandre Calvinho Broni, titular da Polícia Civil local, apurou que José Gomes foi morto com golpes de facada no interior da residência da sogra, na rua 28 de Outubro, centro do município. Ao tomar conhecimento do crime, o investigador Antônio Júnior deslocou-se até o local do crime e, depois, saiu em busca do criminoso. Ele foi encontrado em um bar, onde ingeria bebida alcoólica. Ao ser abordado pelo policial, o acusado reagiu à prisão e tentou atingir o investigador com a faca usada no homicídio. O policial conseguiu desarmar o acusado e o conduziu até a Delegacia para ser autuado em flagrante pelo crime. A arma foi encaminhada para perícia no Centro de Perícias Científicas de Castanhal.
Testemunhas relataram, em depoimento, que o crime aconteceu depois de uma discussão entre Cleiton e José Gomes. No dia do crime, os dois estavam em casa com os pais da companheira da vítima. Em depoimento, o acusado admitiu um relacionamento amoroso com a companheira de José Gomes há pouco mais de um mês. Ele conta que, no dia 16, foi à casa do padrasto dela para assistir à TV. Enquanto estava no local, Cleiton chamou a mulher para conversar na frente da casa. Ao ver os dois ali, José Gomes chamou a atenção da mulher. “Tu já estás falando com esse homem de novo?”, indagou. Em seguida, a sogra da vítima mandou a filha entrar na casa. O acusado, então, resolveu entrar na casa e foi agarrado pela vítima. Durante a briga, José foi esfaqueado. Cleiton permanecerá preso à disposição da Justiça na unidade policial.
JOSÉ DESMACLIN E ANTÔNIO REIS |
Já a tentativa de homicídio contra José Maria não teve motivo aparente. O idoso estava em frente à sua casa, limpando uma vala, quando foi abordado por José Desmaclin. Este, ao fazer uma pergunta à vítima, sacou um terçado e deu uma lapada no lado esquerdo do corpo do idoso. Este correu para dentro de casa, dizendo ao acusado que iria até a Delegacia chamar a Polícia. Ao sair do local, com apoio de uma bengala, o idoso foi novamente atacado pelo acusado que, desta vez, estava junto de Antônio Ronaldo. O acusado golpeou a vítima com a arma branca na perna direita. Ao perder o equilíbrio, o idoso agarrou-se a José e ambos caíram no chão.
José Desmaclin tentou esfaquear a vítima no abdômen, mas não conseguiu. Em seguida, o agressor atingiu as pernas e o pescoço da vítima com golpes. Antônio Ronaldo, segundo contaram testemunhas, impediu a aproximação das pessoas. No momento em que iria matar o idoso, populares se aproximaram e impediram o crime. Mesmo cercado pelas pessoas, Antônio Ronaldo armou-se com um pedaço de madeira e espancou a vítima com pauladas na cabeça. A vítima foi socorrida e hospitalizada. Os acusados fugiram do local do crime. Durante as investigações, eles chegaram a ameaçar uma das testemunhas caso prestasse depoimento à Polícia. Com base nas provas, ambos tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça e, agora, estão recolhidos à disposição do Poder Judiciário.
Comentários