DECON APREENDE MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS EM PRODUTOS CONTRABANDEADOS
Mais de 90 caixas com produtos contrabandeados foram apreendidos, na noite de ontem, por policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon), unidade vinculada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). As mercadorias, como tênis, bolsas, óculos escuros e peças de vestuário, foram encontradas em depósito clandestino, na avenida Celso Malcher, bairro da Terra-Firme, periferia de Belém. Manoel dos Reis Progênio, 42 anos; Osmani dos Santos Paixão, 40, e Edilson Conceição do Nascimento, 31, responsáveis pelo depósito, foram presos em flagrante e conduzidos à DIOE.
DELEGADA SOCORRO MACIEL |
Eles responderão por contrabando, violação das relações de consumo, venda de produtos impróprios ao consumidor e crime contra marcas e patentes. Os produtos têm valor estimado em cerca de um milhão de reais. A ação policial foi coordenada pela delegada Socorro Maciel, titular da Decon. A equipe levantou informações sobre o depósito onde eram guardadas as mercadorias que seriam revendidas na área comercial na capital. Os acusados alegaram não saber informar a origem dos produtos.
Em uma das caixas em que estavam as mercadorias, havia inscrições orientais supostamente de origem chinesa. Os produtos apresentavam falsificações de marcas famosas, como Giorgio Armani. Os presos alegaram que não sabiam de que se tratava de contrabando. Uma quanta superior a mil reais também foi apreendida na casa. O flagrante será comunicado à Justiça Federal.
PRODUTOS APREENDIDOS |
Em pouco mais de dois meses, a Decon já realizou quatro grandes operações que resultaram no fechamento de duas fábricas clandestinas de roupas falsificadas, no bairro do Guamá, em Belém, e outra no município de Marituba, bem como de dois depósitos ilegais de mercadorias contrabandeadas.
Em uma das ações policiais, a operação “Andros”, no mês passado, foram fechados dois depósitos onde eram estocados produtos ilegais e foram apreendidas mais de dez mil mídias “piratas” em pontos de venda, no centro comercial de Belém.
Em janeiro, uma denúncia anônima ao fone 181 (Disque-Denúncia) levou os policiais até uma fábrica de artigos esportivos falsificados, nos fundos de uma casa de alvenaria, na rua do Fio, em Marituba. No local, cerca de 20 mil peças, como camisas e bermudas; dez máquinas de costura e duas máquinas de bordar foram apreendidos.
Comentários