OPERAÇÃO ARCO DO SISTEMA DE SEGURANÇA OCUPA QUATRO BAIRROS
DETIDOS NO LOCAL |
Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado desencadearam, nas primeiras horas desta quarta-feira (6), a Operação "Arco" (Ações de Repressão ao Crime Organizado), com a ocupação dos bairros do Una, Cabanagem, Parque Verde e Jaderlândia e diversas ações policiais de repressão intensa ao tráfico de drogas na Região Metropolitana de Belém. A operação foi planejada pelo Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar, com o apoio da Polícia Civil, por meio da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), Guarda Municipal e Centro Estratégico Integrado (CEI) - organismo de inteligência e análise criminal da Secretaria de Segurança Pública (Segup).
OBJETOS APREENDIDOS |
O levantamento das áreas, realizado pelo setor de inteligência da Segup, e o planejamento das ações durou cerca de 20 dias. Os policiais saíram às ruas com 15 mandados de prisão a serem cumpridos durante a operação, expedidos pelo TJE. As estatísticas referentes aos índices de criminalidade do mês de março apontaram um número expressivo de homicídios nos bairros Una, Cabanagem, Parque Verde e Jaderlândia. E a Operação Arco visa reduzir as ocorrências de homicídios nessa áreas com o enfrentamento ostensivo e rigoroso ao tráfico de entorpecentes, que gera uma série de outros crimes, como assassinatos dolosos, furtos e roubos. A base da Operação Arco está montada na avenida Augusto Montenegro, em frente ao Conjunto Parklândia.
VEÍCULOS ILEGAIS APREENDIDOS |
O bairro da Cabanagem deverá permanecer ocupado pelas forças policiais por cerca de 48 horas. As polícias Civil e Militar realizam barreiras e blitzens nos bairros ocupados com o apoio do Detran, Ctbel e Guarda Municipal. Uma Delegacia Móvel foi instalada no local, a fim de proceder os registros das ocorrências policiais e receber denúncias, por meio do número 181 (Disque-Denúncia), cujas informações são apuradas no local em tempo real. Os agentes do Detran utilizaram o equipamento de reconhecimento de placas à distância. O sistema permite focalizar e fazer a verificação imediata da legalidade do veículo. As equipes policiais detiveram 29 pessoas, seis delas foram presas em flagrante. Entre os detidos há uma quadrilha formada por sete pessoas. O grupo é acusado de roubo de veículos, clonagem de documentos e de cartões de crédito. Diversos objetos de origem não comprovada, como computadores, relógios de pulso, entre outros, foram apreendidos. Também foram apreendidas 250 petecas de cocaína, duas motocicletas e cinco carros roubados.
DETIDOS COLOCADOS EM MICROONIBUS |
Cinco adolescentes infratores, incluindo um foragido da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), também foram apreendidos pela polícia durante as primeiras horas da operação. Um foragido de Justiça, acusado de roubos a banco, foi preso. Todas as pessoas foram levadas, em um microonibus, e levados à Delegacia do Marco, onde está sediada a DRFR. Participam da Operação Arco cerca de 300 policiais civis e militares, sob comando do delegado Éder Mauro, titular da DRFR; do Comando de Policiamento da Capital (CPC), à frente o coronel Daniel Mendes Borges e tenente coronel Hilton Benigno de Souza; do Comando de Missões Especiais (Batalhão Tático - Rotam), comandados pelo tenente coronel Neil Duarte de Souza, e do 1º Batalhão da Polícia Militar, à frente o tenente coronel Paulo Barata.
TEXTO Lene Alves - Assessoria de Comunicação da Segup
FOTOS Agência Pará de Notícias/ Governo do Estado
Comentários