SERVIÇO DE AGENDAMENTO PARA EMISSÃO DE RG É AVANÇO AO CIDADÃO
Quem precisa tirar o documento de identidade não precisa mais enfrentar longas filas. A emissão do RG pode ser programada por meio do agendamento eletrônico com hora marcada. Quatro postos, localizados na BR-316, Jurunas, Guamá e Nazaré atendem exclusivamente a esses pedidos, o que diminui o tempo de espera. Desenvolvido pela equipe de informática da Polícia Civil, o serviço entrou em funcionamento em fevereiro deste ano e já foi utilizado por 78.539 usuários. Até agora já foram feitos 44.490 agendamentos pela internet e 34.049 agendamentos pelo Call Center. Para Ricardo Paula, diretor de identificação da Polícia Civil, o agendamento eletrônico para a emissão de carteira de identidade é um avanço no atendimento ao público. “O serviço está sendo de grande importância para a corporação sob o ponto de vista social, mas a principal vantagem é para a população, que evita muitos transtornos. Não é preciso acordar cedo e nem enfrentar longas filas. A gente entende o desgaste das pessoas e esse serviço veio para facilitar e dar conforto a elas”.
O estudante João Vitor Gonçalves aprovou o serviço. “Foi muito fácil. Eu agendei pela inernet. Cheguei e não teve fila. Apresentei meus documentos e fiquei aqui por no máximo uma hora”. Através de indicação de amigos, a promotora de vendas Rita Madureira, resolveu utilizar o agendamento eletrônico. Para ela o atendimento ficou mais ágil e prático. “Nem acreditei que não precisava ir bem cedo pra uma fila. Vim direto para o posto da Nazaré, na data e horário marcados, e em menos de uma hora recebi a minha carteira. Eu gostei muito do atendimento, não teve burocracia. Recomendo”, diz. Existem duas alternativas para solicitar o agendamento eletrônico: pelo site www.policiacivil.pa.gov.br, onde o solicitante receberá o número do protocolo via e-mail, após preencher um formulário; ou pelo o Call Center, onde o número do protocolo é fornecido pelo atendente. O atendimento por telefone funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos números 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. O serviço de agendamento e emissão de Carteira de Identidade é gratuito. Para ser atendido com hora marcada é necessário apresentar o número do protocolo e a documentação exigida, como certidão de nascimento.
Os agendamentos podem ser cancelados a qualquer momento pelo mesmo sistema em que foi marcado. O processo tradicional (sem agendamento) de retirada de Carteira de Identidade continua funcionando normalmente. A distribuição de senhas começa às 7h30. Veja a lista completa de postos e endereços no link ‘identificação’, localizado na lateral esquerda do site www.policiacivil.pa.gov.br.
Veja a lista de documentações para retirar a Carteira de Identidade:
Certidão de Nascimento (no caso de pessoa solteira) ou de Casamento: Original ou cópia devidamente autenticada (a certidão não deverá ter rasuras e deve estar legível. Nas primeiras vias, é obrigatória a apresentação de certidão original. Para emissão do documento para adolescentes de 16 anos, é obrigatória a presença do responsável).
Duas fotografias 3 x 4 recentes, iguais e de impressão não-digital.
Qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou de telefone, que esteja em nome da pessoa ou parente.
Em caso de perda do documento, para retirar a segunda via é necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 29,63.
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