CORREGEDORIA DA PM CRIA PATRULHA DE PREVENÇÃO E QUALIDADE
Agilizar a prestação de serviços e aproximar a Corregedoria da Polícia Militar do Pará dos servidores da corporação e de toda a população são objetivos da mais nova atividade da Corregedoria, a Patrulha de Prevenção e Qualidade (PPQ), implementada em 13 de fevereiro de 2012, como mais uma ferramenta de apoio ao Sistema de Segurança Pública. “A Patrulha de Prevenção e Qualidade leva a Corregedoria para as ruas, diminuindo o tempo de resposta a um chamado. Conseguimos chegar mais rápido e evitar a alteração no local de um crime, por exemplo, além de aumentar as chances de um flagrante”, explicou na sexta-feira (24) o coronel Rolian dos Santos Silva, corregedor Geral da Polícia Militar do Pará. Dezesseis policiais militares foram destacados para atuar no patrulhamento, em sistema de revezamento de quatro homens por guarnição, sempre com a presença de pelo menos um oficial na equipe.
![]() |
CORREGEDOR-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ |
Os policiais passaram por um curso de abordagem e reciclagem de prática de tiro, antes de se integrarem à patrulha. Para o trabalho da PPQ, uma viatura foi equipada com rádio transmissor em frequência múltipla, que tem acesso a todas as frequências utilizadas pelos policiais; GPS e um computador ligado ao sistema do Ciop (Centro Integrado de Operações), que monitora em tempo real as viaturas em serviço. A atividade será ampliada ainda no primeiro semestre deste ano com a aquisição de uma segunda viatura, para atender a Região Metropolitana de Belém. No segundo semestre, o serviço atenderá os municípios de Santarém (no oeste) e Marabá (na região sudeste). Por atuar na contenção de práticas contrárias à boa conduta do policial militar, a Corregedoria passou a ser vista como "a polícia da polícia", e ainda carrega o estigma do corporativismo, por apurar denúncias feitas pela população contra os próprios policiais.
![]() |
PATRULHA DE PREVENÇÃO E QUALIDADE |
RESULTADOS Os números registrados em 2011 demonstram que essa imagem negativa não condiz com a realidade. Só no ano passado foram abertos 2.880 processos de investigação, que constataram 489 irregularidades, a maioria decorrente de falta ou atraso no serviço. As punições variaram desde a repreensão à demissão do Polícia Militar. Mas a Corregedoria não atua somente na punição de policiais. Ela também trabalha na preservação de direitos do servidor militar. A viatura da PPQ facilita o recebimento de denúncias, já que o policial não precisa comparecer à sede do departamento. “Se um policial está sendo lesado ele é uma vítima, e cabe a nós investigarmos e garantirmos que tenha condições básicas de trabalho e os direitos respeitados”, ressaltou o coronel Rolian.
A análise da qualidade dos serviços prestados à população também é feita pela Corregedoria, que recebe denúncias como a demora em um atendimento ou um telefone fora de área. Nesse caso, a população é um agente importante na avaliação dos serviços. “A Polícia Militar funciona como uma empresa de segurança a serviço da população, e a Corregedoria é como se fosse o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que recebe as reclamações, avalia a situação e tenta encontrar a solução mais adequada ao problema. Por isso queremos nos aproximar cada vez mais da população, que é a nossa grande fonte de informação”, garantiu o titular da Corregedoria.
FONTE: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO ESTADO
FONTE: AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS/ GOVERNO DO ESTADO
Comentários