SEPULTADAS VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO OCORRIDO ONTEM EM ACARÁ
Familiares, amigos, políticos e também curiosos se despediram das três vítimas do acidente aéreo, que aconteceu no sábado (25), em uma localidade de difícil acesso no município de Acará, nordeste do Pará. Uma das vítimas fatais foi o deputado estadual Alessandro Albuquerque Novelino (PSC). Também morreram o assessor do parlamentar, José Augusto dos Santos, e o piloto do avião, Roberto Carlos Figueiredo. Eles foram sepultados neste domingo, 26. Um cortejo pelas ruas da capital do Pará marcou o enterro do deputado e do assessor. Novelino tinha 39 anos, era casado e pai de Liandra, de 15 anos, e Alexia, de seis. Ele iniciou sua carreira política como deputado estadual no ano de 2002, quando foi eleito pela primeira vez pela legenda do PL (Partido Liberal), recebendo cerca de 28 mil votos no Estado. Naquele mandato, apresentou projetos como o do gás veicular, dando início à construção da Gaspará, empresa de economia mista subsidiada pelo Governo do Estado.
![]() |
CORTEJO MARCA ENTERRO DE VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO |
Foi líder da bancada do partido durante o primeiro mandato, apresentando inúmeras proposições em benefício do Estado do Pará, sendo ainda membro da Comissão Permanente de Transporte. Pessoas que trabalhavam com ele ou que eram ajudadas por Alessandro aproveitaram o momento de homenagens e falaram sobre o deputado. Uma dela foi Maria Antônia, faxineira de um dos postos do deputado. "O Alessandro era um homem muito bom, excelente patrão e muito generoso. Ele me chamava de tia e sempre me ajudou muito", disse emocionada. Maria trabalhava com o deputado há mais de 11 anos e participava das campanhas dele.
![]() |
RESGATE DOS CORPOS |
O bimotor caiu em uma área do município de Acará, entre as pontes sobre os Rios Acará e Moju, que integram a Alça Viária, a cerca de 14 quilômetros de Belém. Do resgate participaram dois bombeiros, dois militares da Aeronáutica e seis PMs. Uma lancha e dois helicópteros, um da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e outro da Aeronáutica, foram usados na retirada dos corpos do local do acidente. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Mário Moraes, que esteve no resgate, os destroços do avião estavam em uma área próxima ao linhão de energia elétrica, mas não havia sinais de choque com nenhuma torre. O local não oferece condições de aterrissagem, por ser totalmente alagado. “Não conseguimos pousar o helicóptero. Tivemos de saltar de rapel. Os corpos estavam a cerca de 100 metros do avião e a uma distância de 5 metros um do outro. Apesar da gravidade do acidente, as vítimas podem ser identificadas”, informou o coronel Moraes.
![]() |
DEPUTADO ALESSANDRO NOVELINO: VÍTIMA FATAL |
APOIO Em pronunciamento à imprensa no início da tarde, após chegar a Belém procedente de Ponta de Pedras, no arquipélago de Marajó, o governador em exercício, Helenilson Pontes, lamentou o acidente que vitimou o deputado estadual Alessandro Novelino, o assessor parlamentar José Augusto dos Santos e o piloto Roberto Figueiredo. Para Helenilson Pontes, o momento é de tristeza e de prestar toda a solidariedade aos familiares das vítimas. “O momento é de lamentar essa tragédia. Vamos dar apoio e auxiliar a família em tudo o que for necessário”, declarou. O governo do Pará decretou luto oficial de três dias em memória das vítimas. O velório do deputado Alessandro Novelino está previsto para acontecer no Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado.
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL ORM E AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL ORM E AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS
Comentários