PRESO NO CEARÁ SEQUESTRADOR DE EMPRESÁRIO NO PARÁ

A Subsecretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC) do Estado do Pará, em uma ação conjunta com a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil localizaram e prenderam, no Ceará, Francisco Pedro Barreto de Freitas – conhecido como “Véio do Chico do Peba”. Francisco, que já estava sendo procurado por liderar o sequestro de um empresário no Pará, foi preso enquanto mantinha uma empresária como refém, na cidade de Fortaleza, no Ceará. A prisão ocorreu no último dia 17. O delegado Sérvulo Cabral, diretor de inteligência da SIAC, relata que “policiais do Estado do Ceará, mantiveram contatos com a Subsecretaria Adjunta do Estado do Pará, informando que no dia 2 de abril, a empresária Vanessa Medeiros Rabelo Costa e Silva havia sido sequestrada e que as investigações direcionaram a um suspeito conhecido como 'Véio do Chico do Peba' e que este teria participado de um sequestro no ano de 2011, no Pará. 

Francisco Pedro Barreto de Freitas
PRESO
A polícia cearense solicitou à polícia do Pará informações que pudessem levar à prisão do acusado”, conta. Diante da solicitação, o Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará além de fornecer as informações solicitadas disponibilizou uma equipe de policiais do Estado do Pará para ajudar na captura de Francisco Pedro. “A parceria entre as polícias do Pará e do Ceará resultou na prisão de Francisco Pedro e dela o êxito no resgate da refém Vanessa Rabelo que foi libertada do cativeiro sem ferimentos. Além disso, outros dois homens envolvidos no crime também foram presos: Fagner Oliveira da Silva e Jair Maurício da Silva. Os dois guarneciam o cativeiro, armados com uma pistola de calibre .40”, detalha o delegado Sérvulo Cabral. Francisco Pedro foi preso por volta das 21 horas. 

A prisão ocorreu no momento em que o sequestrador negociava com a família da vítima, através de telefone, o pagamento do resgate. Após a prisão, Francisco Pedro confessou sua participação no crime e indicou aos policiais a localização exata do cativeiro da vítima. “Ao ser preso, Francisco Pedro, ratificando sua estratégia criminosa de dificultar a ação da Polícia e da Justiça, utilizava documentação (carteira de identidade civil, carteira de habilitação e CPF) falsos em nome de João Pedro Rabelo Martins. Contudo, Francisco Pedro e seus parceiros foram autuados em flagrante delito pelo delegado Rommel Guilherme Passos Kerht, titular da delegacia anti-sequestro do Ceará.”, revela o delegado Sérvulo Cabral. 

PARÁ No Pará, Francisco Pedro já possui um mandado de prisão preventiva expedido por Adelina Luiza Moreira Silva e Silva, juíza de direito da cidade de Mãe do Rio, em abril de 2011, após a constatação de sua participação no sequestro do empresário Rubens José Cardoso, ocorrido no dia 31 de março de 2011, naquele município. “Localizar Francisco Pedro tornou-se uma das prioridades do Sistema de Segurança Pública do estado do Pará, não deixando em momento algum o descaso dessa investigação, levantando diariamente todas as informação que levasse a localização do foragido como forma de o levar a julgamento pelo crime cometido e prevenir novos eventos dessa natureza em nosso Estado”, conta o delegado Sérvulo Cabral. Segundo ele, “a prisão de Francisco Pedro foi resultado de uma ação elogiosa e brilhante de um trabalho integrado, envolvendo diversos órgãos da segurança pública de dois Estados (Pará e Ceará), que tiveram um único comprometimento, zelar pela vida e preservar a liberdade daqueles que tiveram os seus direitos violados”, conclui o delegado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"