CIDADE DE CASTANHAL REGISTRA QUEDA NOS CASOS DE HOMICÍDIOS

Dados da Superintendência da Polícia Civil na Região do Salgado divulgados, nesta sexta-feira, 30, demonstram queda nos índices de homicídios nos onze primeiros meses de 2012 em comparação aos anos de 2011 e 2010. Segundo os dados apurados pela Delegacia de Homicídios de Castanhal, o ano de 2012 teve uma redução de 30% de mortes violentas no comparativo com o mesmo período de 2011 e de 13% na comparação com o mesmo período de 2010. Para exemplificar, em abril de 2011 ocorreram 17 homicídios na cidade. No mesmo mês de 2012 foram registrados 10 homicídios. Já em maio de 2011 ocorreram 12 homicídios, enquanto em maio de 2012 houve seis registros. 

No segundo semestre de 2011 em comparação com 2012, os números mostram mais índices de redução de mortes violentas. Em setembro de 2011 ocorreram 13 homicídios. No mesmo mês de 2012, três ocorrências de morte foram registradas, o que configura o menor índice registrado em um mês desde o ano de 2008. Em novembro de 2011, ainda, de acordo com o levantamento, foram registrados 14 homicídios. Já, desde 1º até 28 deste mês, houve apenas dois casos de homicídio no município. Segundo o delegado de Polícia Civil, Temmer Khayat, responsável pela Delegacia de Homicídios de Castanhal, o objetivo das ações de repressão ao crime na região é reduzir os índices de homicídios e salvar o máximo possível de vidas. "Esse objetivo tem sido alcançado, fato que se deve ao trabalho conjunto entre as forças de segurança pública compostas pelas Polícias Civil e Militar, além de uma integração com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Poder Judiciário e o Ministério Público local", detalha o policial civil. 

Ainda, de acordo com o delegado, a Polícia Civil tem trabalhado de forma conjunta dentro da própria instituição, pois o Departamento de Homicídio de Castanhal recebe constante auxílio do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI), sob comando dos delegados Augusto Damasceno e Fernando Rocha, além do apoio operacional da Superintendência Regional do Salgado comandada pelo delegado Luis Guilherme Xavier. Outro ponto destacado pelo delegado Khayat é em relação à Polícia Militar de Castanhal, comandada pelo coronel PM Sandoval Bittencourt. "A PM tem estado presente em pontos críticos, nos bairros com maiores índices de ocorrências, trabalhando com planejamento e de forma preventiva aos possíveis crimes", enfatiza o delegado. 

Na avaliação dele, uma das coisas que mais contribui para a prática de homicídios é a sensação de impunidade, porém justamente isso tem feito a diferença em Castanhal. "Várias foram as prisões de homicidas durante o ano, onde pelo menos três grandes quadrilhas envolvidas com homicídios foram desarticuladas, o que atinge a sensação de impunidade e reduz a prática delituosa. As investigações dos crimes de homicídios são minuciosas. Nossa equipe tem procurado produzir provas contundentes. Temos conseguido definir a autoria dos crimes de forma inequívoca, visto que o julgamento será em Tribunal do Júri, com jurados vindos do povo e, portanto, não pode haver dúvidas quanto à autoria dos crimes", destacou. 

O delegado Khayat ressaltou que a redução nos índices de homicídios é uma das metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social para a capital e interior do Estado, no ano de 2012, onde a Delegacia-Geral da Polícia Civil, por meio da Diretoria de Polícia do Interior, comandada pelo delegado Silvio Maués, tem orientado e cobrado resultados positivos nesse sentido, dando suporte para que tais objetivos sejam alcançados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"