PROJETO "SALA VERDE" ENCERRA CICLO DE PALESTRAS NA DEMA

O projeto "Sala Verde: Ambiente Seguro", da Polícia Civil, encerrou, nesta sexta-feira, 30, mais um ciclo de palestras sobre crimes ambientais a pessoas sentenciadas pelo Juizado Especial Criminal do Meio-Ambiente, do Tribunal de Justiça do Pará, por crime de poluição sonora. Iniciada na última quarta-feira, o ciclo mobilizou nos três dias, uma média de 40 pessoas, no auditório da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema), em Belém. No primeiro dia, houve a palestra sobre maus-tratos de animais proferida pelo médico veterinário e policial civil, Luiz Junior. Na quinta-feira, a delegada Teresa Macedo apresentou o projeto "Sala Verde", relatando as finalidades do programa. 

Ciclo de palestras na Dema
CICLO DE PALESTRAS
No último dia, o combate à poluição sonora foi o tema abordado pela delegada Wildenyra Lima, da Dema, especialista no assunto. O ciclo de palestras faz parte das penas alternativas determinadas pela Justiça aos infratores. No primeiro dia, as pessoas assistiram à palestra da delegada Teresa Macedo, coordenadora do Projeto, sobre os crimes ambientais, os diversos tipos de poluição (atmosférica, do solo, dos rios, visual e do solo) e maus tratos de animais. O ciclo de palestras prossegue na tarde desta quinta-feira, 19, a partir de 15 horas, com a palestra sobre poluição sonora ministrada pela delegada Wildenyra Lima, da Dema. Segundo Wildenyra, os participantes foram informados sobre os malefícios para a saúde das pessoas causados pela poluição sonora. "As pessoas pensam que estão se divertindo (com o som alto), mas não fazem ideia do mal que estão causando à saúde da comunidade", detalha a policial civil. 

Muitas pessoas tiraram as dúvidas e sugeriram à delegada que fizesse palestras nas comunidades para orientar a poluição sonora. As penalidades aplicadas aos infratores do meio-ambiente determinadas pela Justiça podem variar desde o pagamento de pena pecuniária, prestação de serviços gratuitos à comunidade e assistir a palestras educativas sobre crimes ambientais. Só em 2011, o serviço Disque-Silêncio da Dema registrou 10.657 denúncias sobre poluição sonora na Região Metropolitana de Belém e, durante feriados prolongados e períodos de férias, em municípios do interior como Salinópolis e no distrito de Mosqueiro em Belém. As residências foram responsáveis por 43,6% do total das denúncias, seguidas por bares, com 18,2%, e outros, como carros, lojas, casas de show e templos religiosos, com 12,3% das chamadas recebidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"