CRIME AMBIENTAL: AVES SILVESTRES APREENDIDAS EM BAIRRO DA CAPITAL
Policiais civis da Seccional Urbana do Guamá apreenderam, nesta sexta-feira (28), 12 pássaros da fauna silvestre que estavam dentro de três gaiolas, no interior de uma casa, em um conjunto habitacional em construção no bairro do Guamá, periferia da capital. As aves, da espécie Curió, estavam em poder de Evandro Garcia do Espírito Santo, 26 anos, que foi conduzido para a Seccional para ser enquadrado no artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), por crime de manter em cativeiro animal da fauna silvestre. Ele nega que iria comercializar as aves, sob alegação de que pretendia apenas soltá-las em uma área de mata.
AVES APREENDIDAS |
O delegado Marco Antônio Duarte, diretor da Seccional e responsável pela apreensão, conta que estava investigando um assalto ocorrido no dia anterior no bairro, quando constatou a existência dos pássaros, na área conhecida como invasão Nova Liberdade, na Avenida Tucunduba, que margeia o rio de mesmo nome. "Para nossa surpresa, dentro de um bloco do conjunto residencial, encontramos os curiós", detalha. À delegada Cynthia Viana, responsável pela lavratura do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), Evandro alegou que seu irmão é que teria trago, da cidade de São Domingos do Capim, as aves.
Segundo ele, o irmão deixou as aves no local, de onde pretendia levá-las até uma área ao redor de um campo, onde, segundo ele, iria soltá-las. A apreensão foi comunicada à Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) para realização da perícia dos animais e posterior auto de soltura dos pássaros que seriam devolvidos à natureza. Evandro Garcia, após o término do procedimento policial, foi liberado.
Comentários