OPERAÇÃO REDUZ EM 30% ÍNDICES DE CRIMES NA CAPITAL
Nenhum homicídio registrado em sete dias e uma queda de 30% no número de roubos em dez bairros de Belém. Este é o resultado da Operação Eirene, que, durante uma semana, colocou mais de 600 homens do Sistema de Segurança Pública atuando dia e noite nos bairros do Telégrafo, Barreiro, Sacramenta, Marco, Pedreira, Mangueirão, Parque Verde, Bengui, Cabanagem e Coqueiro. Ao todo, 14 pessoas foram presas durante as ações.
O balanço final da operação foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 6, no Comando da Polícia Militar do Pará. “Avaliamos a operação como uma das mais bem sucedidas de todas as outras edições da Eirene. Conseguimos reduzir índices, aumentar a segurança e garantir a tranquilidade nesses bairros da capital”, afirma o coronel Hilton Benigno, comandante do Policiamento da Capital.
Entre os números mais significativos da Operação Eirene estão a apreensão de 60 mil mídias piratas e a abordagem de mais de cinco mil motos, dois mil carros e cerca de duas mil bicicletas.
COLETIVA |
Cinco foragidos do Sistema Penal foram recapturados, três pessoas foram presas por tráfico de drogas, três por porte ilegal de armas, duas por roubo a policial militar e uma por condução de veículos sob influência de álcool.
Os números das ações Hypnos e Anjos da Guarda, que fazem parte da Operação Eirene, também foram positivos, com o fechamento de 14 bares irregulares, quatro casas de shows interditadas e 363 notificações em estabelecimentos que estavam funcionando com algum tipo de irregularidade.
Drogas, armas e munições foram apreendidas pela polícia, sendo 22 petecas de cocaína, 52 petecas de pasta base de cocaína, um revólver calibre 32 sem marca ou numeração, um revólver calibre 22 com cinco munições, uma espingarda calibre 12 e três cartuchos de munição calibre 12.
“A cada edição que passa a nossa operação fica mais completa. Para nós, o momento mais importante é quando a operação termina e, juntos, os representantes de cada órgão discutem o resultado das atividades. Neste momento, nós avaliamos onde erramos e no que podemos melhorar. A integração e a união dos órgãos de segurança do município e do Estado e de outros poderes é o que garante o sucesso da operação”, acredita o coronel Hilton.
O sucesso da operação foi tão expressivo, que ainda nesta quinta-feira, o sistema de segurança deve decidir quando inicia a próxima edição da Eirene.
Foi anunciado durante a coletiva que nos próximos finais de semana haverá um policiamento ostensivo devido ao Círio de Mosqueiro e o Festival de Iemanjá. Já a partir do dia 14 deste mês, o policiamento nas ruas da capital será intensificado com um aumento de efetivo, devido às festas de final de ano e o pagamento do 13º dos trabalhadores.
Mais de 600 agentes atuaram na operação em regime de revezamento, entre homens das polícias Civil e Militar, Detran (Departamento de Trânsito do Pará), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e Grupamento Fluvial (GFlu). Também acompanharam as ações equipes do Juizado da Infância e da Juventude, Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Economia (Secon). Fonte: Agência Pará.
Comentários