SISTEMA DE MONITORAMENTO TERÁ MAIS 260 CÂMERAS NA GRANDE BELÉM

O sistema de segurança pública conta, hoje, com mais de 100 câmeras de monitoramento para prevenir e combater a criminalidade na Região Metropolitana de Belém (RMB). A vigilância eletrônica, que possuía 53 câmeras, passou a contar nos últimos dois anos com 118 equipamentos, estrategicamente instalados nos bairros da capital e em locais específicos da RMB. E já estão em processo de instalação mais 143 câmeras, que totalizarão 261 equipamentos, ampliando o apoio às ações do sistema de segurança pública. Os pontos de monitoramento eletrônico são determinados pela equipe de inteligência da polícia, que prioriza locais com grande incidência de crimes. 

Cláudio Santos/ Ag. Pará
CENTRAL DE MONITORAMENTO
As câmeras, que possuem giro de 360 graus e visualização de até 1 km, são instaladas em locais discretos. O sistema de vídeomonitoramento das vias funciona nas 24 h do dia, no Centro Integrado de Operações (Ciop), onde policiais e bombeiros militares especialmente treinados acompanham pelas câmeras a movimentação nas ruas. Para o major Paulo Garcia, coordenador de núcleos regionais da Polícia Militar, as câmeras diminuem o tempo de resposta à ocorrência, evitam o constrangimento ilegal por policiais, facilitam a abordagem e a apreensão de criminosos. “Com as câmeras é possível identificar todos os elementos de uma ação no momento em que está acontecendo. 

Em caso de um assalto, por exemplo, o policial que está na base pode acionar uma viatura imediatamente e conseguir solucionar o caso com rapidez, porque o sistema, por ser em tempo real, também proporciona a interatividade entre os policiais. Essa estrutura é boa para o Estado, que ao mesmo tempo monitora o policial, combate o crime e melhora a segurança do cidadão”, afirmou o major Garcia. Os equipamentos de vigilância auxiliam a polícia na prevenção, redução de crimes e prisões em flagrante, e ainda facilitam o trabalho de investigação das equipes de inteligência da Polícia Civil, como o que resultou na prisão de Gleydson Barreiro, acusado de assassinar o homossexual Emerson Costa, cujo corpo foi encontrado na Estrada da Ceasa, em outubro deste ano. O suspeito foi identificado pelas câmeras remotas instaladas no bairro do Marco e preso na última terça-feira (4).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"