POLÍCIA CIVIL JÁ DISPÕE DE NOVO SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO

Já está em atividade no novo sistema de agendamento eletrônico feito por meio do site da Polícia Civil para emissão de carteiras de identidade no Pará. Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas, da Diretoria de Informática da Polícia Civil, o sistema agora está mais objetivo e não dispõe mais de confirmação de agendamento enviada via e-mail, como era antes. A partir de agora, o usuário vai receber no ato do agendamento o número de protocolo do atendimento que deverá ser apresentado no Posto de Identificação Civil, no dia marcado para emissão do documento. Segundo o titular da Diretoria de Identificação "Enéas Martins", da Polícia Civil, papiloscopista Ricardo Paula, com o novo sistema a confirmação do agendamento não será mais enviada por e-mail. "O usuário deverá anotar ou imprimir o número de protocolo gerado no sistema e depois deverá ir ao Posto de Identificação desejado", explica. 

Conforme o diretor, a mudança aconteceu depois que problemas no envio da mensagem de confirmação do agendamento foram detectados. “Verificamos que os e-mails Hotmail e Yahoo estavam bloqueando a mensagem de confirmação dos agendamentos", detalha. No novo sistema, detalhou Ricardo Paulo, o usuário vai preencher, no formulário de agendamento disponível na internet, o nome completo e depois vai indicar a via da carteira de identidade que vai solicitar. Em seguida, o cidadão vai preencher os seguintes dados: data de nascimento, número de telefone para contato, código de segurança, e depois vai escolher, dentre cinco locais, o Posto de Identificação Civil para emissão da carteira de identidade e o horário do atendimento. Ao clicar para continuar, o usuário poderá corrigir os dados informados ou confirmar o agendamento. Ao confirmar, o sistema vai informar ao usuário o número do protocolo do atendimento, que deverá ser informado no Posto de Identificado, já no momento da emissão do documento. 

Atualmente, a Diretoria de Identificação dispõe de cinco Postos de Identificação Civil, na Região Metropolitana de Belém, para emissão de carteiras de identidade, exclusivamente, por meio de agendamento - Posto da Delegacia-Geral; Posto da Unidade Integrada Pró-Paz da Terra-Firme; Posto da Galeria BR, em Ananindeua; Posto da Estação Cidadania do Jurunas e Posto da Estação Cidadania do Guamá. Além do agendamento eletrônico, a Polícia Civil dispõe de agendamento telefônico, por meio dos fones 4006-9046, 4006-9002 ou 4006-9020, que atendem de segunda à sexta-feira, em horário comercial, exceto feriados. 

Segundo o analista de sistemas André Carvalho, coordenador de Sistemas da Diretoria de Informática da Polícia Civil, nos anos de 2011 e 2012, foram realizados 173.459 agendamentos por meio do serviço eletrônico via internet ou por telefone, para emissão da carteira de identidade. Os números mostram que, cada vez mais, o cidadão está recorrendo ao serviço de agendamento para obter o documento, já que o serviço é mais seguro e sem a necessidade de o cidadão ficar na fila, no aguardo de senha, para ser atendido, já que o agendamento garante o atendimento no dia e horário marcados previamente. A Polícia Civil dispõe ainda de Postos de Identificação que atendem por ordem de chegada e com número limitado de senhas. A meta é que, gradativamente, outros Postos de Identificação passem a emitir carteiras de identidade apenas por agendamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"