DADO PRIMEIRO PASSO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM NOME SOCIAL NO PARÁ

Buscando defender os direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), a Coordenadoria de Proteção à Livre Orientação Sexual (Clos), vinculada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), fez nesta quarta-feira (25) o pré-cadastro e a declaração de identidade social para a emissão da carteira de nome social. A carteira trans é uma das ações do programa Oportuniza Pará e tem como objetivo reconhecer os transexuais e travestis, em todo o território paraense, pelo nome com que se identificam, possibilitando oportunidades iguais em áreas como educação, saúde e lazer, além de combater problemas como o preconceito e desemprego. O documento será expedido pela Diretoria de Identificação "Enéas Martins", da Polícia Civil.

CARTEIRA DE IDENTIDADE SOCIAL
Bárbara Rael Pastana dos Santos compareceu na sede da Sejudh e fez o pré-cadastro. Para ela, o ato foi o pontapé inicial para a comunidade LGBT, criando um novo diálogo com a sociedade e com o Estado. “O governo mostra que tem um compromisso com essa comunidade, já que é possível tirar a carteira de nome social”, disse. 

Rayana Nathália também fez o pré-cadastro e falou que a carteira é de fundamental importância. Além de ser uma grande conquista, visto que o documento lhe abrirá portas para o mercado de trabalho, ela será reconhecida pelo nome que escolheu. A carteira trans será entregue dia 3 de outubro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, durante o lançamento do Programa Oportuniza Pará e da Carteira de Nome Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"