POLÍCIA CIVIL CONCLUI CURSO DE DIREITO DIGITAL COM ÊNFASE NOS CRIMES CIBERNÉTICOS
A Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira, 27, o Curso de Direito Digital com ênfase nos crimes cibernéticos promovido em parceria pela Academia da Polícia Civil e Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT). As aulas foram realizadas na sala do Telecentro, na Delegacia-Geral, em Belém, onde estiveram presentes 15 participantes, dos quais 12 delegados, dois policiais militares e um bombeiro militar, que receberam informações e orientações sobre os delitos praticados por meio digital, através do uso da tecnologia.
As disciplinas, que envolveram aulas teóricas e práticas, foram ministradas pela delegada Beatriz Silveira, diretora da DPRCT.
TURMA |
Entre os participantes, estiveram dois policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (DERCAT), criada em maio do ano passado, no Estado do Piauí. Eles vieram ao Pará para, assim como os demais policiais, aprofundar os conhecimentos sobre a aplicação das novas legislações sobre crimes digitais. Conforme a delegada Liane Martins, diretora da Academia da Polícia Civil do Pará, todos os participantes do curso aprenderam, por exemplo, quais os caminhos para se chegar ao autor de um crime cometido por meio da tecnologia, entre outras orientações.
Os policiais também conheceram mais sobre conceitos da tecnologia digital. "Foi ótima a frequência de todos, pois passamos a conhecer, na prática, como se identificar um crime cibernético, e quais medidas cautelares podem ser aplicadas, bem como o enquadramento penal aos mais diversos ilícitos cometidos por meio digital", detalha a delegada Liane Martins. O curso faz parte de uma programação de constantes cursos e atividades promovidos pela Polícia Civil visando aprimorar o conhecimento jurídico dos policiais civis do Pará.
Para a delegada Cristiane Vasconcelos, titular da DERCAT, da Polícia Civil do Piauí, o curso foi muito proveitoso. Segundo ela, no Pará, a DPCRT realiza um serviço de excelência no investigação dos crimes cometidos por meio de recursos digitais, tornando-se uma referência para o Brasil. Ainda, conforme a policial civil, o curso também é uma forma de compartilhar informações para intercâmbio de ações policiais conjuntas no futuro.
Comentários