POLÍCIA CIVIL EMITE MAIS DE 500 DOCUMENTOS DURANTE MUTIRÃO EM IGARAPÉ-MIRI
A Polícia Civil encerrou, nesta quarta-feira, 11, o mutirão de emissão de carteiras de identidade, em Igarapé-Miri, região nordeste do Pará. Ao todo, mais de 500 documentos de identidade foram expedidos no município desde segunda-feira, 9. As equipes da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM) em parceria com a Assessoria de Comunicação (ASCOM), sob determinação do delegado-geral, Rilmar Firmino, estiveram hoje na localidade de Vila Maiauatá, zona rural de Igarapé-Miri para prestar o serviço.
Nos dois primeiros dias da ação em Igarapé-Miri, os atendimentos aconteceram no centro cultural do município.
COLETA DE DIGITAIS |
A emissão dos documentos é gratuita para a primeira via da carteira. Os idosos e portadores de deficiência física também não pagam. Segundo a delegada Marlise Tourão, que coordena a ação de cidadania, a atividade dá oportunidade à comunidade carente do interior do Estado de ter obter ou renovar o documento de identidade, de forma a promover a cidadania.
Muitos idosos procuraram o atendimento no município. Todos estavam sem o documento de identidade, pela dificuldade de mobilidade para chegar a um posto de identificação.
Entre essas pessoas está Izabel da Silva Pinheiro, 99 anos, que recebeu atendimento em casa. Também foi beneficiada a idosa Anna da Fonseca, 94 anos, trabalhadora seringueira, que teve oportunidade de resgatar sua cidadania, por meio da carteira de identidade. Outro idoso beneficiado foi José dos Santos Corrêa, seringueiro de 90 anos, que recebeu o atendimento e já saiu com a nova carteira de identidade.
Pessoas com deficiência física também foram atendidas. Antônio Monteiro Faria, que é sapateiro e não anda foi atendido em casa, durante o mutirão.
MUTIRÃO |
A emissão dos documentos de identidade, no nordeste do Pará, continua nesta quinta-feira, 12, na região. Amanhã será a vez de Barcarena, que receberá os atendimentos nos dias 12 e 13.
Na próxima semana, o mutirão chegará até Ipixuna do Pará, dias 23 e 24. Nos dias seguintes, a população de Aurora do Pará receberá os serviços nos dias 25 e 26, e Mãe do Rio, nos dias 27 e 28. A meta é expedir, em cada cidade, cerca de 250 documentos, perfazendo um total de 1.250 carteiras de identidade emitidas nos cinco municípios, em 11 dias de mutirão.
Para obter o documento de identidade, basta o cidadão apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento ou ainda de Divórcio originais; duas fotos tipo 3 por 4 recentes, de fundo branco e sem sombra, e ainda qualquer documento, como conta de luz, água ou telefone, que sirva como comprovante de residência. A programação é uma continuação das ações já realizadas, em junho deste ano, no nordeste paraense. Na ocasião, mais de duas mil carteiras de identidade foram expendidas no mutirão realizado nas cidades de Paragominas, Capanema, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Ourém e Bragança.
Comentários