SEGURANÇA PÚBLICA É TEMA DE AUDIÊNCIA NO DISTRITO DE OUTEIRO
A Segurança Pública foi o tema de uma audiência pública realizada nesta quinta-feira, 12, no auditório da Escola-Bosque, no distrito de Outeiro, em Belém. A audiência foi promovida pela Administração Regional de Outeiro (AROUT), com a participação de órgãos de segurança pública, como Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Amub (Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém), Conselho de Segurança de Outeiro (Conseg), Funbosque e Conselho Tutelar.
![]() |
AUDIÊNCIA PÚBLICA |
Cerca de 150 pessoas compareceram à audiência para colocar os problemas enfrentados pela população e também levaram sugestões para as autoridades. Problemas de policiamento, pedidos de ações de segurança e parceria com a comunidade foram os assuntos mais comentados. Segundo a administradora regional, Waldenize Braga, essa audiência foi uma boa oportunidade para a população de Outeiro discutir os problemas enfrentados nessa área e buscar soluções. “O objetivo da audiência é provocar essa integração entre a comunidade e os órgãos competentes, todos estão dispostos a ouvir e solucionar os problemas pautados pela população”, afirmou.
Um dos órgãos mais citados durante a reunião foi a Policia Militar, que estava representada pelo tenente-coronel Jair, comandante do 10º Batalhão da PM, que cobre o distrito de Outeiro. Ele respondeu às perguntas sobre o policiamento, que no distrito conta com 38 homens, em sete viaturas e sete motos. “É muito importante tirar essas dúvidas da população, precisamos desse apoio, estamos disponibilizando os telefones necessários para a comunidade ligar e denunciar. A união entre a Policia Militar e a comunidade é primordial”,concluiu.
Segundo o supervisor da Delegacia de Outeiro, delegado Elizeu Brasil, os números de ocorrências na ilha diminuíram de julho para agosto,mas esse tipo de manifestação é importante para diminuir esse índice cada vez mais. “No mês de agosto tivemos 34 ocorrências na delegacia, diminuiu em relação ao mês de julho, mas precisamos manter esses números baixos e esse tipo de audiência é uma ótima oportunidade para iniciarmos esse combate”,disse. Para Samuel Machado, morador de Outeiro, a comunidade precisa se unir para trazer benefícios para a ilha. “Precisamos da união, primeiramente, dos moradores de Outeiro para poder cobrar os órgão responsáveis pela segurança, tudo começa no nosso entendimento”, disse. Texto e Fotos: Ascom Arout.
Comentários