CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO TROTE VOLTADA AOS ESTUDANTES

Nesta quarta-feira, 9, no Centro Integrado de Governo (CIG), o Centro Integrado de Operações do Pará (Ciop) lançou a campanha “Trote: Qual é a graça se a vítima pode ser você?”. O lançamento aconteceu durante a reunião do mês do Fórum “Paz pra ti”, promovido pela Coordenação de Segurança Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com vários órgãos do sistema de segurança pública. A campanha será realizada em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e tem como objetivo motivar, mobilizar, sensibilizar e envolver a comunidade escolar para contribuir com a diminuição dos trotes ao 190 do Ciop e, desta forma, melhorar a qualidade do serviço. Uma dessas melhorias é a diminuição no tempo de atendimento, pois em virtude do número expressivo de trotes, o socorro às vítimas acaba demorando muito mais do que deveria. 

LANÇAMENTO DA CAMPANHA
Para Jones Barros, gestor da 6ª Unidade Seduc na Escola (USE) essa é uma campanha importante para minimizar os danos que esse problema traz à comunidade. “Sensibilizar os alunos e a comunidade escolar, esse é o principal passo para que essa campanha dê certo e assim possamos evitar os trotes e os danos que esse crime causa para a sociedade. É uma estratégia para o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou ele. O Ciop recebe, por dia, cerca de 14 mil chamadas. Cerca de 30% são trotes, ou seja, quase 5 mil, o que certamente contribui para que o serviço não seja melhor. Em novembro do ano passado, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), a Seduc e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o Ciop fez uma capacitação para professores e técnicos de escolas das duas redes públicas de ensino, com o objetivo de prepará-los para essa campanha. 

CENTRAL DE ATENDIMENTO ÀS OCORRÊNCIAS POLICIAIS
De acordo com o coronel José Osmar Albuquerque, para combater o trote é necessária a parceria com os educadores e as escolas, através de um trabalho envolvendo todos os atores da escola e da comunidade. “Precisamos mudar o comportamento das pessoas que praticam esse ato. Quando temos uma viatura deslocada para atender uma chamada falsa, deixamos de assistir, naquele exato momento, quem está realmente precisando de ajuda”, destacou ele. A campanha educativa será voltada para escolas públicas e particulares. “É importante envolver a educação, pois é a base de tudo. Além do trote ocasionar gastos públicos, acaba prejudicando o atendimento do 190, ocasionando prejuízos e a vítima é a sociedade”, enfatizou José Seixas Lourenço, secretário de Educação do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"