OPERAÇÃO "SEGURANÇA SEM LIMITES" É DEFLAGRADA NA REGIÃO DE FRONTEIRA DO PARÁ COM O AMAPÁ

Uma comitiva de representantes do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen) e do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social seguiu, na manhã desta terça-feira (11), para o distrito de Monte Dourado, no município de Almeirim, oeste paraense, para acompanhar as ações da mega operação interestadual “Segurança sem Limites”. Integram o grupo a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira; o delegado de Polícia do Interior, João Bosco Junior, e os coordenadores do Grupo Especial de Monitoramento e Diagnóstico (GDM) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Antônio Farias e Nilton Ataíde. O comandante do Policiamento Regional I (CPR I) da Polícia Militar, coronel Monteiro Júnior, também acompanhou as autoridades da área de segurança. 

OPERAÇÃO
Eles se reuniram com as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no Porto Monte Dourado, para alinhar e detalhar o planejamento das ações operacionais que serão desenvolvidas durante toda a semana, com foco na área do Laranjal do Jari, na divisa com o Estado do Amapá. Vinte e oito instituições participam da operação “Segurança sem Limites”, sendo 18 do Pará e dez do Amapá. 

O objetivo é desenvolver ações de policiamento, fiscalização e cidadania em áreas consideradas vulneráveis para a prática de diversos crimes, como o tráfico de drogas, de armas de fogo, de munições e explosivos, contrabando, pirataria, evasão de divisas, crimes ambientais, desmatamento ilegal, receptação de veículos roubados, entre outros. Em Monte Dourado, diversas barreiras policiais foram instaladas nas ruas da cidade. Balanço – Nesta terça-feira, a Adepará fez 115 incursões de fiscalização, em doze embarcações e 103 veículos. Foram emitidos três autos de infração e um auto de apreensão em um caminhão que estava transportando ilegalmente seis toneladas de carne de frango, avaliadas em R$ 24 mil. Também houve o cumprimento de um mandado de prisão, de Joelson dos Santos Vaz, e foi apreendido um menor, que estava consumindo maconha. 

AGENTES EM ATUAÇÃO NA OPERAÇÃO
A Sefa fez dois termos de apreensão, emitidos por falta de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referente a transporte aquaviário. O material apreendido está avaliado em cerca de R$ 10 mil. A Diretoria de Apoio a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil instaurou dois inquéritos, por estupro de vulnerável e por lesão corporal, ambos no núcleo urbano de Afuá. A Polícia Militar e a Polícia Civil fizeram a apreensão de uma arma de fogo, tipo espingarda, no núcleo urbano do município de Afuá. Um inquérito policial foi aberto para investigar o caso. Policiais civis também visitaram a sede do Conselho Tutelar de Almeirim, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Monte Dourado e realizaram diligências nas comunidades ribeirinhas de Santa Cruz e Itautuba. 

CIDADANIA Ações sociais também estão sendo oferecidas, de forma integrada, entre os órgãos envolvidos na operação, nos municípios de Chaves e Afuá e no distrito de Monte Dourado. Na escola da Fundação Jari, em Monte Dourado, a ação de cidadania começou às 8h30 desta terça-feira e ocorre em parceria entre as instituições do Sistema de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves), Prefeitura de Almeirim, Conselho Comunitário de Segurança Pública e associação de comerciantes do distrito. Os técnicos ministram palestras sobre questões relacionadas a crianças e adolescentes, entre outros temas sociais, e prevenção de doenças como a dengue e o câncer de próstata. 

EMISSÃO DE DOCUMENTOS
As crianças da região também foram vacinadas contra poliomielite, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) e paralisia infantil. A Polícia Civil está emitindo carteira da identidade para comunidades da área urbana e rural, como as da Vila Recreio, localizada a quase 100 quilômetros de Monte Dourado. Só nesta terça-feira, 100 senhas foram distribuídas para as pessoas que foram à escola tirar a identidade, e os documentos foram entregues no mesmo dia. 

O Navio Pará, da Marinha do Brasil, chegou a Afuá na manhã desta terça-feira, e as equipes de militares deram início, imediatamente, aos serviços oferecidos na ação social, que são o atendimento médico, odontológico e farmacêutico. A Segup informa que o governo vai construir uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) em Monte Dourado. O distrito agora já conta com um delegado de Polícia Civil fixo na cidade, nomeado no último concurso da instituição. Também será instalada uma sala para mediação de conflitos no prédio da delegacia de polícia. O setor vai contar com o apoio de uma assistente social, que será cedida pela Fundação Jari.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"