ENTRA EM VIGOR EM 2013 LEI QUE OBRIGA BIOMBOS EM CAIXAS ELETRÔNICOS
Em 2013, deve entrar em vigor a lei que obriga a instalação de biombos nas agências bancárias do Pará para aumentar a segurança dos clientes. A medida inclui também o monitoramento de televisão na área interna dos bancos. Só em 2012, houve o registro mais de 30 assaltos a agências bancárias no estado.
A polícia já sabe que o reduzido número de policiais, rios, a floresta e a grande distância entre as cidades são os aliados dos assaltantes a banco na região paraense.
BIOMBO EM BANCO |
Na última sexta-feira (9), o funcionário Francisvaldo Soares, de uma agência de São domingos do Capim, a 130 km da capital, foi morto por bandidos que após o assalto à agência, o levaram como refém. Segundo o Sindicato dos Bancários, foram 32 assaltos a agências até o mês de novembro deste ano, sendo 27 deles somente no interior paraense, número abaixo do que foi registrado no ano passado, com 31, em um total de 34 em todo o estado.
A categoria espera que o poder público e a federação dos bancos cumpram o que determinam duas leis de sobre segurança.
Uma lei criada em 2007 determina no mínimo a instalação de portas giratórias, mas, com detector de metais. A segunda entrará em vigor em 2013. Segundo Rosalina Amorim, Presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, esta lei vem a contribuir para a segurança dos usuários das agências bancárias.
“Ela atende, principalmente, o cliente e o usuário das agências bancárias quando ela implantar os biombos, nos caixas de atendimento que impede a visualização do que o cliente está fazendo no momento de movimentação no caixa”, explica.
REPRESSÃO AO CRIME A Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) tem uma equipe de 12 homens especializados que atuam na resolução dos casos, mas a principal ferramenta de investigação começa bem antes das ações policiais, análise de dados, financeiros, escutas telefônicas, rotas de entrada e fuga na cidade onde ocorreram os assaltos. Dessa maneira a Polícia Civil conseguiu tirar de circulação 37 assaltantes a bancos de janeiro a junho deste ano.
DELEGADO IVANILDO SANTOS |
De acordo com o delegado Ivanildo Santos, “infelizmente grande parte das pessoas que migram para roubo a banco começou com roubos a transeuntes, residências. Ao entrarem um sistema prisional começam a adquirir técnicas de criminosos que já estão reclusos no sistema penitenciário e que são profissionais do crime de roubo a banco”, revela.
O monitoramento feito com televisores e a colocação de biombos nas agências fazem parte de uma lei já aprovada pelos deputados estaduais e sancionada pelo Governador do estado no último mês de outubro. A previsão é que ela entre em vigor em março do ano que vem. Fonte: G1.
Comentários