EQUOTERAPIA DA PM APRESENTA ESPETÁCULO SOBRE TRADIÇÕES MEDIEVAIS

Um espetáculo diferente que reúne os ritos medievais e a arte circense em uma só produção. É o que o Centro Interdisciplinar da Equoterapia Militar vem preparando para mostrar ao público nesta sexta-feira, 14. A apresentação é resultado de um projeto artístico-cultural e de sensibilização social que tem a inclusão como objetivo principal. Os atores principais dessa montagem serão os pacientes portadores de deficiência que participam da Equoterapia. Já os policiais militares, psicólogos e demais profissionais que atuam no centro serão coadjuvantes. “A nossa principal intenção é promover a interação através da arte-educação. Por isso decidimos montar um espetáculo onde todos que fazem parte da Equoterapia pudessem aparecer, interagir e mostrar a capacidade de superação de seus limites”, explicou o coronel Cláudio Polaro, coordenador do evento. 

Cristino Martins/Ag. Pará
EQUOTERAPIA
A história do espetáculo contará a evolução dos cavaleiros medievais e o surgimento do circo no mundo. Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de malabarismo, dança e teatro. “Ao mesmo tempo em que entretemos as pessoas também contamos um um pouco da história dessa arte para o público”, enfatizou o coronel. Os cavalos, protagonistas na reabilitação dos pacientes atendidos pelo Centro de Equoterapia terão um destaque especial no dia da apresentação. “Nós vamos simular as lutas medievais sobre os cavalos. Todos os 15 animais utilizados nas sessões estarão no picadeiro”, adiantou o coronel Polaro. 

Cristino Martins/Ag. Pará
PESSOAS BENEFICIADAS PELA TERAPIA
O espetáculo reserva, ainda, uma surpresa para as crianças ao final da apresentação: um Papai Noel montado à cavalo entrará em cena para distribuir presentes para a garotada. “Divulgar o trabalho do serviço de Equoterapia da Polícia Militar, colocando esse animal como protagonista, possibilitará uma interação maior entre os pacientes, colaborando para o desenvolvimento social, educacional e cultural deles”, concluiu o coronel. 

Preparação – Os ensaios para o grande dia já estão em ritmo acelerado. Todos os dias da semana, os participantes do espetáculo se reúnem no centro de Equoterapia da PM. “Minha filha participa da equoterapia há mais de cinco anos e desde que começou as atividades o seu desenvolvimento melhorou muito. Antes ela era muito tímida, agora ela quer participar de tudo que envolve arte, e está super ansiosa para essa apresentação”, disse a dona de casa Nara Jardim, mãe de Daniela. Os pais e responsáveis dos pacientes também terão uma participação especial no espetáculo. Eles entrarão em cena no momento em que a história do circo mágico da equoterapia começará a ser contada para o público. 

Serviço: Espetáculo Medieval e arte circense Local: Centro Interdisciplinar de Equoterapia da Polícia Militar do Pará – (atrás do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão). Ingresso: 1 kg de alimento não perecível Hora: 20h. Fonte: Agência Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 DE MARÇO: O DIA EM QUE A EURODANCE PERDEU UM DE SEUS GRANDES ARTISTAS

PROCURADO POR USO DE NOTAS FALSAS

HISTÓRIA MUSICAL - 3 DE FEVEREIRO E "O DIA EM QUE A MÚSICA MORREU"