FORMADOS 45 OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS E MILITARES
Esta sexta-feira (22) foi especial para 45 oficiais militares dos Estados do Pará, Amapá Maranhão e Amazonas, e ainda do Distrito Federal, que concluíram o Curso Superior de Polícia e Bombeiro, com ênfase em Gestão de Estratégica em Defesa Social, pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp). Pela primeira vez duas mulheres - oficiais da PM paraense - foram as primeiras colocadas no curso. A major Ana Christina Calliari, que obteve a melhor nota, destacou a importância da conquista. “É fruto do esforço e da colaboração de todos que estiveram juntos nessa jornada”, ressaltou. O segundo lugar ficou com a major Márcia Maciel França.
Os oficiais receberam seus certificados de conclusão do curso, em solenidade realizada pela manhã, no auditório do próprio Instituto, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém.
ENTREGA DE PRÊMIOS |
A solenidade contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, paraninfa da turma.
A cerimônia também teve a presença do titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; dos comandantes da Polícia Militar do Pará, Daniel Borges Mendes, e dos Bombeiros, João Hilberto de Figueiredo; do diretor do Iesp, Carlos Emílio Ferreira; do delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, e demais gestores e profissionais dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
A turma recebeu o nome de coronel Eladyr Nogueira Lima, ex-comandante geral da Polícia Militar do Pará, deputado estadual e assessor parlamentar em Macapá (AP), falecido no ano passado. A família do ex-comandante participou da homenagem.
SECRETÁRIA REGINA MIKI |
Os primeiros colocados do curso também foram homenageados com a Medalha General Ferreira Coelho, por dedicação aos estudos.
Gestão - Regina Miki, primeira mulher a comandar a pasta nacional de Segurança Pública, do Ministério de Justiça, e atualmente uma das maiores referências em estratégia de segurança do país, agradeceu pela escolha da turma e afirmou aos formandos que gestão é primordial na Segurança Pública.
Para a secretária, a segurança deve ser pensada de forma integrada, com a construção de fluxos com os Sistemas Judiciário e Prisional. “Não adianta a perícia bem feita, o inquérito bem concluído, se não tivermos o amparo da Justiça, porque a prestação do serviço não será concluída e a insegurança vai permanecer na sociedade. Nós estamos engatinhando nesse sentido e precisamos cada vez mais de gestores”, afirmou.
POLICIAS EM FORMA |
Luiz Fernandes Rocha destacou que medidas estruturantes, com foco na prevenção e na integração com políticas públicas, vêm sendo tomadas para reduzir a criminalidade no Pará. Ele destacou a parceria com o Programa Pro Paz, e anunciou que na próxima semana será publicada no Diário Oficial do Estado a autorização para construção de 25 Unidades Integradas Pro Paz.
O secretário destacou também o combate ao tráfico de drogas, o fortalecimento da inteligência policial, a redução da impunidade e a reestruturação do Sistema Penitenciário do Estado. “Em 2011 tínhamos 6,3 mil vagas para 12 mil internos. Até 2014 vamos estar com 13 mil vagas”, informou.
Promoção - O Curso Superior de Polícia começou em maio e foi concluído em dezembro de 2012. Ele permite acesso na escala hierárquica de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, sendo requisito para os oficiais superiores (majores e tenentes coronéis) atingirem o último posto da corporação (coronel).
Foram sete meses de aulas, com carga horária total de 686 horas. Emílio Ferreira, diretor do Iesp, frisou que o Pará é pioneiro na integração e capacitação policial. “Nesta edição, o curso inovou agregando conhecimento e ferramentas de gestão estratégica para benefício das instituições de segurança pública, incluindo disciplinas como Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos”, destacou.
Comentários